
Workshop sobre activos digitais, prototipagem física e formação digital em Património Histórico-Cultural.
Fundamentado nos postulados da Arqueologia computacional e nos princípios dos FAbLabs
O id_Ar gera conhecimento a partir de conjuntos de evidências arqueológicas através de soluções computacionais articuladas, formalizando protocolos de criação/transformação de datasets, estratégias de gestão de conteúdos (dados estruturados) e rotinas de análise. Procuramos sinergias entre recursos e ambientes computacionais para resolver problemas arqueológicos específicos
​
O pesquisador e professor A. M. Maximiano Castillejo (*) (**) (PhD 2008 UAB, España) é o criador desta iniciativa, fruto da sua experiência em diferentes centros de investigação e universidades onde pôde desenvolver a sua atividade científica e docente centrada na sinergia entre os problemas arqueológicos e os recursos computacionais.
O Leicma, alinhado com as humanidades digitais, propõe um Fab_Lab onde implementa, inova e desenvolve um conjunto de soluções do domínio da computação para resolver problemas históricos e arqueológicos. O id_AR é uma instalação de última geração para abordagens computacionais em coyunturas arqueologias e otras esferas do patrimonio cultural . As especialidades incluem Data Science, SIG, modelação baseada em agentes, análise de imagens, modelação estatística avançada, análise 3D, bem como metadados, análise estocastico y procesos KDD e integração de dados digitais ciência de fonte aberta . A investigação centra-se principalmente nas origens e na dinâmica a longo prazo dos sistemas humanos e naturais associados, incluindo as paisagens antropogénicas, no Europa y Sudamerica.
​
id_AR na Perspetiva do Património Histórico-Cultural

O mundo digital traz uma grande variedade de oportunidades e opções que são úteis para enfrentar os novos desafios de diferentes questões do Património Cultural, sempre focados na harmonização entre as soluções tecnológicas e certos ramos do Património Cultural.
​
O id_AR tem como objetivo fazer a mediação entre diferentes agentes do conhecimento, de forma a torná-los operacionais e acessíveis à comunidade científica, bem como a outros segmentos da sociedade do conhecimento.
Para tal, a nossa unidade desenvolve produtos digitais e físicos adaptados a cada tipo de contexto: científico, académico, gestão de conteúdos e estratégias de divulgação.
​​
id_AR, a partir da sua visão de Arqueologia Computacional, propõe soluções TIC para ambientes, TIGs, e interage com outros cenários computacionais, tais como:
- Metadados, Data base, Open data, Sematic Web
- Realidade Virtual e Aumentada
- Softcomputing
- Inteligência Artificial
-Impressão 3D
Tudo isto para melhorar as esferas da investigação, proteção e divulgação do património cultural através da geração de diferentes resultados digitais e físicos.
Inovar, mediar e colaborar está no nosso ADN, apoiamos os nossos projectos em ambientes de Aprendizagem Social Aberta, FOSS e GNU. Interagimos com diferentes agentes de geração de conhecimento de onde obtemos apoio no desenvolvimento de soluções e na procura de novas oportunidades para o património cultural tangível e intangível a partir de uma perspetiva puramente digital, assumindo os postulados da ciência aberta e participativa.
