O Leicma reúne um conjunto de investigadores em diferentes fases da sua carreira científica e com diferentes níveis de formação. Isto proporciona uma massa crítica que desenvolve o seu trabalho científico através da colaboração e interação com diferentes problemas arqueológicos.
Todos eles desenvolvem a sua atividade científica em diferentes contextos históricos, onde o fio condutor é a materialidade sobre diferentes tipos de dinâmicas sociais. No Leicma pesquisamos sobre varios casuismos, as:
- Dinâmicas sociais dos grupos afro-americanos instalados no continente americano.
- Arqueologia histórica, comércio atlântico e evolução dos grupos sociais face às inovações económicas e identitárias.
- Contextos pré-hispânicos de grupos sociais de grande mobilidade.
- Arqueologia Digital.
Pesquisadores PhD

Possui graduação em História pela UFS (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em História, área de concentração em História Cultural, pela UNICAMP, ambos com bolsa FAPESP. Realizou pós-doutorado no departamento de História da UNICAMP (2008), com bolsa FAPESP, e no Departamento de Sociologia e Antropologia da Illinois State University (2018/2019), com bolsa CNPq. Tem experiência nas áreas de História e Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica. Atua principalmente nos seguintes temas: Arqueologia da Diáspora Africana, etnografia arqueológica, teoria arqueológica e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro. Ingressou no Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFPel em 2008. Desde 2020, integra o corpo docente do Bacharelado em Arqueologia da UFPel, curso inaugurado em 2019, no qual integrou a comissão de criação. Na UFPEL, é professor permanente do programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP), o qual coordenou por três anos (2014-2017). Foi professor permanente do programa de pós-graduação em Antropologia da UFPel (2012-2019), tendo participado das comissões de criação de mestrado e doutorado. Desde 2021, é professor permanente do programa de pós-graduação em arqueologia do Museu Nacional/UFRJ (PPGARq). Tem atuado como professor visitante nos seguintes programas de pós-graduação: no de Antropologia da Universidade de Buenos Aires; no Mestrado em Antropología de la Cuenca del Plata da UDELAR; no Mestrado em Arqueologia da Universidade de Trujillo (Peru); no Master Amériques da Universidade de Rennes II; no Afro-Latin American Institute at the Hutchins Center da Universidade de Harvard; no McDonald Institute for Archaeological Research da Universidade de Cambridge; no Departamento de Antropologia das Américas da Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, UNI-BONN, Alemanha; no Departamento de Antropologia da Universidade de Massachusetts Boston.

Professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia (ICH-UFPel). Graduação em História (Licenciatura/Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) com dissertação intitulada ?Ceramistas Pré-Coloniais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul?. (Conceito CAPES: 6). Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) com Tese intitulada ?Sambaquis da Barreira da Itapeva: uma Perspectiva Geoarqueológica?. (Conceito CAPES: 6). Pós-doutorado (PNPD/CAPES) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Conceito CAPES: 6). Pós-doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal da Bahia tendo atuado como pesquisador associado ao Museu de Arqueologia e Etnologia daquela Instituição. (Conceito CAPES: 4).

Doutorada em História da Arqueologia pela Universidade do Algarve (2012), mestre em Teorias e Métodos da Arqueologia pela Universidade do Algarve (2007), pós-graduada em Antropologia Cultural pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2011), bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Realizou estágio pós-doutoral pela UNICAMP (2012-2015), e pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel (2016-2020). É professora do Departamento de Museologia e Conservação e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel (2020), líder do grupo de pesquisa do CNPq Arqueologia da Repressão e da Resistência e editora da Revista Memória em Rede (UFPel). Suas áreas de interesse incluem Ciência Colonial, Ciência e Fascismos, Nacionalismos, Etnogenealogias, Etnoarqueologia, Ditaduras e Memórias traumáticas, Patrimônios em contextos coloniais e pós-coloniais, tanto no contexto brasileiro, quanto português.

Doutorado em Arqueologia y Geoestadística pela Universidad Autonoma de Barcelona UAB (2008) Professor associado e investigador em Arqueologia Computacional e Pré-História no Departamento de Pré-História e Arqueologia. Faculdade de Geografia e História. UNED (Espanha). Professor associado no LEICMA- ICH UFPEL 2018-2022.
As minhas principais áreas de investigação -a sinergia entre as ciências da computação e os problemas arqueológicos- centram-se em: 1) Abordagens computacionais à arqueologia (id_AR), e 2) interação sobre sistemas humano-ambientais. Mantenho um interesse especial na análise espacial e na modelação da lógica difusa, recorrendo especialmente aos processos de resiliência e aos sistemas complexos para compreender as sociedades humanas do passado.

